[Resenha] A Elite

Título: A Elite
Autor: Kiera Cass
Número de páginas:  360
Editora: Seguinte
Classificação: ✭✭✭
Sinopse: A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Sabe aquele história de querer um livro pela capa? Foi assim comigo quando vi o primeiro livro da trilogia A Seleção, me apaixonei e quando eu o li (em pouco mais de um dia), minha paixão só aumentou, precisava desesperadamente do próximo livro, e sinceramente não sei como consegui esperar tanto para ler A Elite. Hoje trago para vocês minha opinião em relação a este livro.

Agora restam seis garotas na disputa pelo coração do Príncipe Maxon, ou pela coroa. Todas sabem o que querem e lutam com afinco para tal. Todas, exceto America, que desde que Aspen (seu ex namorado) apareceu os sentimentos de America se tornaram mais confusos. Aspen agora estava ali, não era mais um "zé ninguém", era um soldado do palácio, um Dois. Casando com Aspen America teria uma vida boa sem ter que se preocupar com as obrigações de uma princesa, obrigações que teria caso se casasse com o príncipe Maxon. Mas o que America realmente queria, quem ela realmente amava? Era difícil para ela responder a essas perguntas, e em alguns momentos essa indecisão constante dela me irritou um pouco.
“(...)como seria se eu simplesmente amasse Maxon?”
"Será que eu podia mesmo fazer isso? Será que eu podia ser a próxima princesa de Illéa?" 
America é a favorita de Maxon desde o começo, porém suas indecisões, conflitos e medos o impedem de tomar a sua decisão de escolher America. Ele sempre se mostra paciente e gentil em relação a isso, só que algo inesperado acontece e America e Maxon se afastam, transformando o que eles tinham de tão concreto em algo confuso e incerto. 

Maxon é o "cara dos sonhos", embora A Seleção torne as coisas um pouco confusas. Ele ama America, mas tem que cortejar as demais garotas. A competição é um pouco doentia, pois existem garotas que realmente nutrem sentimentos pelo príncipe e são forçadas a vê-lo com outras e a conviver com suas concorrente. Por vezes eu entendi as crises de America em relação a Maxon, era difícil confiar em alguém que estava cortejando outras garotas, mas às vezes ela tornava as coisas bem difíceis para Maxon. Quanto a Aspen ele muitas vezes parece mais uma ponta solta na história, um fantasma do passado que aparece apenas para assombrar o presente, não conseguir desenvolver nenhum sentimento pelo personagem, a não ser pena, em alguns momentos.

Nesse livro America se mostra uma personagem além do que uma menina da casta 5 perdida no meio do palácio, ela se mostra forte, dedicada, e no final do livro muito decida pelo que quer e disposta a lutar por tal.

O que eu esperava mais de A Elite era entender um pouco melhor a sociedade, entender melhor os ataques dos rebeldes que se intensificam neste segundo livro.  Apesar de A Elite mostrar que a forma de governo é cruel e a injusta maneira como a sociedade se formou, muito do livro se resume ao que acontece dentro dos muros do castelo. A autora criou uma sociedade, que na minha opinião tem muito a ser explorado, e imagino que eu não seja a única leitora a desejar por isso, espero que em A Escolha vejamos um pouco mais do universo além dos portões. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos