[Resenha] A Culpa é das Estrelas

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Número de páginas: 224

Editora: Intrínseca 
Classificação: ✭✭✭

Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas..

Sempre ouvi falar muito bem desse livro , o que despertou meu interesse por ele, depois de ter recebido um spoiler sobre o final do livro confesso que havia desistido de ler, mas precisava saber o que havia de tão especial nesse livro que o fez virar essa febre. 

O  livro é narrado em primeira pessoa por Hazel Grace, uma adolescente portadora de câncer e já à alguns anos luta contra a doença. Hazel saiu da escola por conta da doença e não tinha uma vida social, sua mãe insiste para que ela participe de um grupo de apoio a crianças com câncer. Depois de muita resistência Hazel decide por participar e após algumas sessões ela conhece um garoto chamado Augustus Waters - ou Gus - que desperta seu interesse. Logo que se conhecem Hazel e Augustus se tornam amigos, e aos poucos começam a surgir sentimentos amorosos entre os dois. Eles fazem uma viagem para Amsterdã, afim de conhecer o autor do livro favorito de Hazel "Uma Aflição Imperial" e lá eles têm grandes surpresas e vivem grandes emoções. Só que quando retornam para casa algumas surpresas não muito agradáveis aguardam por eles, e ambos precisam ser fortes para tentar passar esta fase.

Este livro seria uma romance comum se não fosse o fato de os protagonistas serem portadores de câncer. O autor, através desta história simples nos mostra que mesmo em meio as circunstâncias mais adversas é possível encontrar um pouco de felicidade, e que existe vida além do câncer. Hazel é uma personagem forte, com um temperamento marcante e que apesar do estado avançando da doença ela tenta não parecer uma coitada, e se sente um certo incômodo com a fato das pessoas sentirem tanta pena de crianças com câncer, como se eles fossem menos gente que os demais.

É uma história linda, sem dúvidas, mas o livro não conseguiu o status de favorito na minha estante e pra mim não é o melhor do autor. Se não fosse o contexto em que os personagens estão inseridos e todo o drama em relação a doença, o livro não passaria de mais um romance barato. Eu gostei do livro, mas não achei tão sensacional como dizem por aí, bem, a não ser pelos quotes que já são de praxe de John Green escrever livros repletos de frases lindas.  

11 comentários:

  1. Victor Souza07/02/2014, 15:25

    Eu simplesmente me apaixonei pela estória, e toda a lógica das frases, é impressionante.

    Ps.: O "Preço do Amanhã" é o livro favorito de Gus, eles vão a Amsterdã para conhecer Peter Van Houten que é o autor do livro predileto de Hazel, e se chama "Uma Aflição Imperial".

    Abraços,
    Victor

    ResponderExcluir
  2. Ops! Confundi as coisas kk. Já corrigi Victos, obrigada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Eu, assim como você, não achei esse livro sensacional e quase o abandonei por alguns motivos pessoais. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vitória Pinheiro12/02/2014, 20:35

    Olá! Adorei sua resenha, e concordo com a sua opinião sobre este não ser o melhor livro do autor. Às vezes acho que esse livro é super-estimado ao extremo.
    Beijos :*
    http://leituraassidua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Patricia Caroline13/02/2014, 12:09

    Apesar de ter ouvido milhares e milhares de comentários positivos, não senti muita vontade de ler ACEDE, mas quem sabe mais pra frente né? Não sou muito chegada em livros tristes e que me deixam pra baixo, por isso tento evitar rs
    Beijos e boas leituras!


    Patricia C.
    http://www.experimentandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aline Furtado14/02/2014, 10:16

    Sou super suspeita para falar, pois esse é um dos meus livros favoritos.
    Aguardo ansiosamente pelo filme!
    Beijos


    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. De fato, acho que por conta do sensacionalismo criado em torno desse livro muita gente começou a ler, isso é bom claro. Mas quem já leu outras obras, sabe que esse livro não é o melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  8. As frases dos livros do Green são lindas demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu também acho que superestimam demais este livro.

    ResponderExcluir
  10. Te entendo Paty! Mas por incrível que pareça, o livro não te deixa pra baixo. Não sei se é uma opinião só minha, mas eu não fiquei triste, abalada emocionalmente sim, mas tristeza não era bem o que eu sentia quando acabei o livro.

    ResponderExcluir
  11. Também estou aguardando o filme *---*
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos