[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Número de páginas:  208
Editora: Intrínseca 
Classificação: ✭✭✭
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Uma ficção bem diferente de tudo que já li. Neste livro, Neil Gaiman conta as memórias de infância de um homem, que após uma tragédia na família decide retornar ao lugar onde passou boa parte de sua infância e onde viveu coisas que ninguém jamais acreditaria se ele contasse. 

Isso aconteceu quando ele tinha 7 anos de idade, por conta da situação financeira, seus pais resolveram alugar seu quarto. Um dos inquilinos foi o minerador de Opala, que em uma certo noite, após roubar o carro da família  se suicidou. É quando tudo começa, o menino conhece as Hempstocks e logo fica amigo de Lettie Hempstock. Ele passa a conhecer um pouco do universo diferente das Hempstocks, e quando sua ele e sua família passam a serem ameaçados por forças sobrenaturais ele sabe que precisa da ajuda das Hempstocks para ajudá-lo. Ele é o único em casa que consegue enxergar o perigo que os assombram e sabe que mesmo se tentar explicar nenhum adulto irá entendê-lo.

A única coisa que me incomodou no livro foi não saber o que as Hempstocks  são de fato, sabemos que são sobrenaturais, mas não que tipo de ser sobrenatural elas são. Mas de qualquer forma achei interessante a mitologia criada por Gaiman.

O livro é pequeno, apenas 208 páginas e autor tem uma escrita bastante clara, que torna a leitura bem agradável. Tirando algumas coisas que achei um pouco vagas, eu gostei da história.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos