[Resenha] Divergente

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Número de páginas: 
502 
Editora: Rocco
Classificação: ✭✭✭
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive..

Faltam dois dias apenas para o lançamento do filme Divergente e eu finalmente consegui cumprir minha meta: Ler o livro antes da estréia! Não foi nem um pouco difícil, apesar das 502 páginas o livro conseguiu prender minha atenção por completo fazendo com que eu não conseguisse desgrudar dele. 
O livro se passa numa Chicago futurista, onde, em busca de uma sociedade perfeita os líderes dividiram a cidade em 5 facções, as pessoas as escolhem de acordo com o seu temperamento.
"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.

Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.

Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.

Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.

E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia."

(pag 48 e 49)
A  protagonista da história é Beatrice Prior, ou melhor Tris, nome que ela escolhe ao entra para a audácia. Tris, foi criada na Abnegação, teve uma vida simples e sempre foi ensinada por seus pais a ser altruísta, colocando sempre os outros acima de si mesmo, mas Tris percebe que não leva muito jeito para o altruísmo e sua vida dá uma reviravolta durante o teste de aptidão.

Ao completar 16 anos os jovens tem que escolher qual facção irão dedicar suas vidas, e para isso eles passam por um teste de aptidão para auxilia-los na escolha. É uma decisão difícil entre o que você realmente quer ser e entre a sua família, pois caso você escolha uma facção diferente terá que deixá-la para trás, pois o lema de sociedade é "A facção antes do sangue." Mas esse não é o único problema de Tris, o resultado do seu teste foi inconclusivo, ela não se encaixava em apenas um lugar da sociedade, Tris é Divergente, e  embora nunca tenha ouvido falar sobre isso, Tris percebe que sua vida corre perigo, e ela terá que escolher por conta própria sua facção. Ela escolhe a Audácia, uma escolha perigosa, mas que fez com que o livro se tornasse cheio de ação. 

Na Audácia, a facção dos corajosos, conhecemos dois lados da mesma moeda: Os que acreditam que coragem é impor medo por meio da agressão, um belo exemplo é Eric, Instrutor dos iniciantes nascidos na Audácia. Por outro lado tem o Quatro, instrutor do iniciantes transferidos de outras facções, embora rígido, Quatro tem um conceito totalmente diferente do que é coragem.

Sobre a protagonista, Tris, ele é cheia de vida, e desde o teste de aptidão ela passa por várias transformações. O livro é narrado em primeira pessoa e Tris consegue muito bem passar suas emoções e sentimentos ao leitor, desde o mais bobo ao mais sombrio. Conseguimos viver com ela cada segundo da narrativa, que por diversas vezes me deixou sem fôlego, por conta dos perigos e aventuras que Tris passava. Com o decorrer da história ela se apaixona por Quatro, e surge um romance nada convencional entre os dois que aos poucos vão se conhecendo melhor e aprendendo a compartilhar seus segredos. Devo confessar que fiquei completamente apaixonada por Quatro, apesar de seu jeito ríspido, ao lado da Tris ele consegue ser um pouco mais humano. 

Divergente é um livro cheio de ação e surpresas,e apesar de ter muitas páginas a escrita fluida da autora torna a leitura rápida e a curiosidade por saber o que vai acontecer a seguir faz com que você não queira largar o livro antes do final.

Em fim, eu amei o livro e mal posso esperar por ler Insurgente e pelo filme, que eu espero assistir na estréia. 

Trailer do filme que estréia dia 17/04:



0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos