[Dica de Filme] Divergente

Data de lançamento: 17/04/2014 (Brasil)
Duração: 2h 19min
Dirigido por: Neil Burger
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Miles Teller, Jai Courtney, Maggie Q, Ray Stevenson,  Ashley Judd, Tony Goldwyn
Gênero: Ficção científica , Ação , Romance 
Nacionalidade: EUA 

Minha Avaliação: ✭✭✭
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.


Quem leu minha última resenha, do livro Divergente, sabe que eu simplesmente me apaixonei. E é claro que eu não iria perder a estréia do filme! E vou contar pra vocês o que eu achei do filme. 

No início do filme a personagem principal, Tris (Shailene Woodley), dá uma introdução falando um pouco sobre a sociedade, o sistema de facções e quais são essas facções. Ela explica um pouco melhor os costumes da facção onde vive e é quando o filme começa de fato com a cena de sua mãe cortando o seu cabelo antes do teste de aptidão.

No quesito de adaptação literária, Divergente, como a grande maioria das adaptações , deixou um pouco a desejar, mas calma, não foi ao ponto de prejudicar o filme distanciando-o da história original não. Foi só por alguns detalhes que não foram tão bem exploradas, como por exemplo a amizade de Tris com Will, Christina e All, destaque para esse último, porque por eles não serem tão próximos no filme fez com que os acontecimentos entre eles se pareçam um pouco superficial. Senti falta do romance entre Will e Christina, senti falta do Edward, e dos iniciandos nascidos na audácia que mal aparecem como Uriah e Marlene. Eu tive a impressão de que escolheram atores muito parecidos para interpretar Peter, All e Will, não tenho muita certeza de que quem não leu o livro conseguiu diferenciá-los muito bem, e quanto ao Peter ele nem era tão agressivo. 

Outros pontos que foram poucos explorados, foram as lutas do treinamento, sei que por se tratar de um filme é necessário se resumir muita coisa, mas não mostram a única luta que Tris vence (e quase mata a oponente). A cena onde tentam matá-la que foi muito amenizada (ela quase não se machuca). E nos testes de simulação, Tris é sempre uma das primeiras, mal vemos a reação dos outros em relação aos testes.


Vamos aos pontos positivos agora: Aplausos para Shailene Woodley, que deu um show de atuação interpretando a Tris, minha cena favorita dela foi a do arremesso de facas, ela soube muito bem transparecer o medo de ser acertada por uma daquelas facas, eu sinceramente não tenho o que dizer da atuação dela, como Tris ela foi simplesmente perfeita.  

Theo James também não ficou para trás no quesito atuação, ele interpretou muito bem o misterioso Quatro. Quanto ao romance entre Tris e Quatro não ficou em primeiro plano desviando a atenção do assunto principal, esse era o meu maior medo, já que muitas vezes isso acontece, nos filmes apelam para o romance tirando o foco do tema principal, mas, ainda bem isso não ocorreu em Divergente. O romance foi se desenvolvendo de forma gradativa, embora eu ainda ache que poderiam ter se prendido um pouco mais ao livro nessa questão, mesmo assim ficou muito bom.

Apesar de muitas coisas do livro terem sido cortadas, o filme, de um modo geral conseguiu atender quase que 100% das minhas expectativas, e na minha opinião não foi uma adaptação ruim, muito pelo contrário. Como me apaixonei pela saga assim que li o livro, acho que sou suspeita pra falar que o filme ficou bom sim, apesar das falhas ( o que na minha opinião é normal). Eu gostei muito e não vejo a hora de assistir de novo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos