[Resenha] O Aprendiz de Assassino

Título: O Aprendiz de Assassino
Autor: Robin Hobb
Número de páginas: 416

Editora: LeYa
Classificação: ✭✭✭
Sinopse: O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penetra por todos na realeza, com exceção do Rei Sagaz, que faz com que ele seja secretamente treinado na arte do assassinato. Porque nas veias de Fitz corre a mágica do Talento – e o conhecimento obscuro de um garoto criado em um estábulo, entre cães, e rejeitado por sua família. Quando assaltantes bárbaros invadem a costa, Fitz está se tornando um homem. Logo ele enfrentará sua primeira missão, perigosa e que despedaçará sua alma. E embora alguns o vejam como uma ameaça ao trono, ele pode ser a chave para a sobrevivência do reino..

O livro é narrado por Fitz, protagonista da história que é um filho bastardo do Príncipe Cavalaria, herdeiro do trono dos Seis Ducados.  O menino é largado aos seis anos pelo avô materno com um dos guardas do castelo, e passa a viver nos estábulos aos cuidados de Bronco, homem de confiança de Cavalaria, e como o menino não tem nome passa a ser chamado de Fitz (que significa bastardo).



Fitz nunca chega a conhecer seu pai, e por um bom tempo ele vive com Bronco nos estábulos cuidando dos animais, e é quando descobre que possui um "dom" chamado Manha, que é uma magia proibida no reino, que ele provavelmente ele herdou de sua mãe. Porém os que possuem sangue real possuem a habilidade de usar um tipo de controle mental conhecido como  Talento, porém por Fitz ser um bastardo ele não possui o direito de ser treinado em tal arte.



Depois de anos vivendo de forma praticamente de forma invisível, Fitz chama a atenção do Rei Sagaz, que o toma como servo, e o treina para que seja um "homem do Rei", a partir de então ele passa a ser instruído em escrita, leitura, lutas e de forma secreta ele é ensinado a matar de forma discreta, ele é treinado por Breu, por quem o mesmo cria um laço afetivo muito forte, a ser um "assassino diplomático". 

O reino não está vivendo o seu melhor momento e com os frequentes ataques dos "Navios Vermelhos" o rei sente a necessidade de ter mais pessoas treinadas para utilizar o Talento e contra todas as expectativas Fitz é escolhido pelo Rei para receber tal treinamento.

Um dos elementos que mais me chama a atenção neste livro é a riqueza de detalhes, principalmente dos cenários medievais, que são descritos tão bem que torna muito fácil de imaginarmos as cenas e em certos momentos até nos sentir lá. Os detalhes também são vistos na forma como o protagonista descreve seus sentimentos e sensações criando um elo com o leitor, de forma que nos compadecemos dele em momentos tristes e compartilhamos também de sua alegrias. 

O Aprendiz de Assassino é primeiro de uma saga com 5 livros - A Saga do Assassino - os próximos livros ainda não tem previsão para lançamento na Brasil, mas o segundo livro já tem um título em português: O Punhal do Soberano. Devo admitir que estou ansiosa pela continuação dessa história!

9 comentários:

  1. Leticia Siqueira Das Chagas07/10/2013, 20:07

    Amei a proposta dessa história! Nunca tinha visto nenhuma resenha desse livro, mas amei.

    Se um dia eu tiver a oportunidade, o lerei com certeza!

    Abraços,

    Letícia

    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros cheios de detalhes e medievais, com certeza vou ler esse livro, mas vou esperar lançar os outros.. porque eu fico muito curiosa, e não me aguento esperar... prefiro começar uma série, quando ela já tem todos os livros lançados ^^

    Bjokas
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Vou comprar este livro amanha e estou bastante empolgado para lê-lo, sei o que irei encontrar e espero gostar bastante, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro histórias medievais e ricas em detalhes. O livro parece ótimo, principalmente por ser da Leya, que é uma Editora que tem muita credibilidade. Quero ler assim que tiver um tempinho! Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é horrível ter aguentar a ansiedade, principalmente quando não se tem previsão de lançamento do livro seguinte. Mas não deixe de ler este livro, é muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Se você curte histórias de época, com certeza irá amar o livro, ele é simplesmente ótimo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Leia mesmo Isabela, garanto que você irá gostar tanto quanto eu, já que compartilhamos do mesmo gosto por histórias medievais. E levando em conta também que foi publicado por uma ótima editora que é a LeYa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Da Prateleira13/10/2013, 13:46

    Na mesma medida que esse enredo me chama para a leitura, acho meio cansativo. Pode isso? rs
    Otima resenha

    http://daprateleira.blosgpot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro me pareceu interessante, apesar de nunca ter lido nada do autor..

    Te indiquei pra uma tag, se puder passa lá: http://cantinholiteral.blogs
    pot.com.br/2013/10/tag-os-4-elementos-tag-campanha-de.html#comment-form

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos