[Resenha] Relíquias - Rizzoli & Isles Vol.7

Título: Relíquias
Autor: Tess Gerritsen
Número de páginas: 352
Editora: Record
Classificação: ✭✭✭
Sinopse: A descoberta de uma múmia conhecida como Madame X, que esconde na verdade o corpo de uma mulher assassinada há pouco tempo, choca a comunidade arqueológica. A detetive Jane Rizzoli e a patologista Maura Isles se unem novamente para resolver o mistério. Elas se deparam com um assassino em série que simula rituais de povos antigos com suas vítimas, transformando seus corpos em verdadeiras relíquias. E, para complicar, ele parece ter desenvolvido uma fixação com uma jovem egiptóloga, Josephine Pulcillo, cujo passado misterioso pode ser a chave para as investigadoras encontrarem o criminoso. 

Quem me indicou a leitura de Relíquias foi um amigo, que como eu, é apaixonado por livros. Ele ficou tão fascinado com o livro e me sugeriu a leitura, a forma como ele me contou sobre  Relíquias me deixou bem ansiosa para ler.
Relíquias superou minhas expectativas e apesar de ainda não ter lido nenhum outro livro da série Rizzoli & Isles não tive nenhuma dificuldade em compreender a história, pois não se trata de continuação da história de nenhum outro livro e além do mais Relíquias é muito rico em detalhes.
 Logo no início do livro nos deparamos com o mistério da múmia conhecida como Madame X.  A múmia apareceu misteriosamente no museu Crispin e foi datada com mais de 2 mil anos, porém durante uma espécie de raio x que foi realizado na múmia algo assustou a todos. Foi encontrado no calcanhar da Madame X uma bala que aparentemente estava ali antes mesmo dela ter morrido. Mas, como uma múmia com mais de 2 mil anos poderia ter sido baleada, se naquela época não existiam armas de fogo?  Esse é o mistério que a detetive Jane Rizzoli e a patologista Maura Isles vão tentar desvendar juntamente com  o detetive Barry Frost e a arqueóloga Josephine Pulcillo.

Quanto mais eles mergulham nessa investigação acreditando que estão desvendando o mistério que existe em torno de Madame X, outros mistérios, ainda mais assustadores vão surgindo, outras relíquias vão aparecendo e tudo isso parece estar ligado a arqueologia, ou estariam ligados a misteriosa Josephine? Ela parece ser a chave para todo esse mistério, e essa ligação parece que não se deve apenas ao fato de Josephine ser uma egiptóloga, tem algo mais na vida de Josephine e a detetive Rizzoli parece ser a única a ter percebido.
Neste livro todos os detalhes são de fundamental importância para entendermos o contexto, cada personagem, cada local, cada acontecimento tudo está ligado. 
Apesar da complexidade da história o livro tem uma leitura tranquila que conseguiu prender por completo a minha atenção, então não foi difícil me atentar a cada detalhe do livro. O que eu mais apreciei no livro foi o fato de que  a autora deixa que a gente crie um linha de raciocínio na medida que  as peças do quebra cabeça vão se juntando, e quando a gente começa a achar que já sabemos de tudo ela surge com uma surpresa totalmente diferente do que achávamos, ou seja, no livro nada é tão óbvio como parece e por mais que a gente tente desvendar o mistério a autora sempre consegue nos surpreender com algo novo o que torna a narrativa atraente do início a fim. Se fosse para resumir o livro em apenas uma palavra seria: Instigante. Sim, o livro te deixa curioso, confuso, tenso e te faz querer devorá-lo o mais rápido possível. Como disse no início da resenha o livro Relíquias é riquíssimo em  detalhes, é possível aprender sobre arqueologia, o Egito, mumificações e outros rituais antigos apreciando um excelente thriller policial.

5 comentários:

  1. Oi, Mayse!
    Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa. Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora só aumentou. Adorei!!!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Neriana! Tenho certeza de que não irá se arrepender da leitura.

      Excluir
  2. Olá! Indiquei seu blog na tag: Meu Marido Literário! http://umlivronaestante.blogspot.com.br/2013/06/tag-meu-marido-literario.html

    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Amei seu blog. Estou de seguindo tá?

    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    PArabéns pela resenha!
    bjs
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos