[Resenha] Quem é você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca? O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras
Autor: John Green
Número de páginas:  229 
Editora: WMF Martins Fontes 
Classificação: ✭✭✭

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

 Quem é você, Alasca? é narrado pelo próprio Miles Halter (Gordo), um adolescente que "coleciona" célebres últimas palavras. Ele resolve sair de casa e ir estudar em Culver Creek, uma internato localizado no Alabama e quando seus pais questionam o motivo pelo qual ele escolheu estudar lá, ele diz que está em busca do "Grande Talvez" , pois tinha lido na biografia de François Rabelais que suas últimas palavras foram 'Saio em busca de um Grande Talvez.'
O primeiro amigo que Miles faz em Culver Creek é Chip Martin  (Coronel), seu colega de quarto, que de cara lhe põe o apelido de Gordo e lhe apresenta aos seus amigos: Takumi e Alasca Young por quem Gordo se apaixona imediatamente. 
Alasca, como o próprio título do livro sugere, é um verdadeiro enigma pra Gordo. Em alguns momentos ela é uma menina alegre, impetuosa, capaz de arrancar sorrisos e de planejar os melhores trotes na escola. Já em outros momentos Alasca é mau humorada, mandona, irritante e muitas das vezes sem um motivo aparente. Isso enlouquece Gordo. Enquanto ele está em busca do 'grande talvez', tudo o que Alasca quer é sair do que ela chama de "labirinto de sofrimento", e ela nos arrasta pra esse labirinto e nos faz refletir sobre algumas questões da vida.
Os personagens de uma forma  são adolescentes comuns, estudantes de ensino médio, e é legal a forma como o autor os torna tão reais através de atitudes e pensamentos comuns a maioria dos adolescentes nessa faixa de idade. Nenhum dos personagens tem nada de excepcional, que impressione, até mesmo a Alasca com toda sua complexidade consegue ser tão simples e real. 
É difícil achar as palavras certas para falar desse livro, o autor conseguiu me arrastar para a história, me fez refletir, pensar. E apesar dos personagens, como eu já mencionei anteriormente, não terem nada de diferente, John Green me fez ama-los, de forma que eu sorria com eles, chorava, sentia as perdas... Resumindo: Quem é você, Alasca? é um livro pra se mergulhar de cabeça na história e refletir sobre questões simples da vida que às vezes passam despercebidos.

'Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
Página 56

10 comentários:

  1. Oi, Mayse, tudo bem?
    Gostei bastante desse livros, mas vamos conversar! O que foi aquilo que aconteceu?? Realmente não esperava, fiquei sem acreditar pensando que era uma brincadeira, sei lá, hahaha.
    Também fiz resenha de "Quem é você, Alasca?", olha: http://gostoliterario.blogspot.com.br/2013/05/quem-e-voce-alasca_25.html

    Boa resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla. A "supresa" do livro é realmente estarrecedora! Fiquei sem acreditar também.

      Excluir
  2. Oie :)

    Nossa preciso ler esse livro urgentemente agora que li sua resenha o problema é que não acho em lugar nenhum, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você vai gostar do livro. No site da livraria Saraiva tem.
      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3362929/quem-e-voce-alasca-o-primeiro-amigo-a-primeira-garota-as-ultimas-palavras

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, como vai? Sério, infelizmente ainda possuo o hábito de julgar um livro pela capa, mas quando vi esse livro eu disse: que capa legal!, e bom, parece que o livro também é, não é? Parabéns pela sua resenha, fiquei curiosa, e achei bem diferente o nome da personagem, nunca li um livro com este nome. Bacana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem! Quem nunca quis ler um livro só porque achou a capa bonita? Mas Esse livro não é só a capa que é bonita, o livro é realmente bom.

      Excluir
  4. John Green é amor demais, tudo bem que eu só li ACEDE dele, mas esse cara é genial, eu não acredito que haja a existência de alguma livro dele que não seja maravilhosamente bom. Quem é você Alasca? parece muito bom, cheio das filosofias e divagações do Green da melhor forma possível, já fazia tempo que eu não lia uma resenha desse livro que me deixava com tanta vontade de lê-lo, vou me lembrar de procurá-lo nas livrarias. A resenha ficou incrível Mayse, e o blog é lindo e muito fofo, adorei! E obrigado pelo comentário carinhosos no Mirandah.com!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Lari, eu também não acredito que haja algum livro do Green que não seja bom. As filosofias são sempre as melhores.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Mayse.
    Ow, John Green é genial não é? Eu sou louca por ele (literalmente) kkk
    Espero ter todos os exemplares dos livros que ele escreveu. Até agora só tenho dois.
    Adorei a resenha e pretendo comprar esse livro urgente. *.*

    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica. Um dos meus sonhos de consumo também é esse, ter todos os exemplares do John Green.

      Excluir

 
Layout feito por Ad�lia S� | N�o retire os cr�ditos